top of page
Buscar
  • Foto do escritorFabi Santiago

Árvore Pimenteira

Atualizado: 30 de jul. de 2019

Quando pequena, no quintal de casa, brincava debaixo de uma árvore cheia de frutinhos rosados, não entendia por que chegavam tantos pássaros para comer os frutinhos. Eu aproveitava para brincar de comidinha, é isso mesmo, comidinha na panelinha de brinquedo, adorávamos, passava horas brincando com minhas irmãs, que saudades...

O tempo passou e descobri que esta árvore, conhecida pelo nome popular de aroeira pimenteira, pimenta rosa, aroeira vermelha ou aroeira mansa, formava cacho de frutinhos rosados que foram descobertos pela culinária Francesa, há pouco tempo passou a fazer parte da culinária brasileira popular. (Isso por que eles não sabiam que eu já fazia comidinhas com estes frutinhos... Rs).



Foto: Fabi Santiago



Seus frutos atraem aves silvestres como risadinha, pitiguari, sabiá-poca, cambacica, sanhaço-do-coqueiro, sanhaçu-cinzento, saí-canário, saíra-amarela e saí-azul, devido ao seu sabor irresistível para os pássaros, sua multiplicação é garantida.

Seu florescimento ocorre na primavera e no outono e devido a quantidade abundante de pólen que ocorre em sua floração, é possível que possa ocorrer reações alérgicas e irritações em pessoas sensíveis.

Apesar do sabor levemente apimentado e adocicado, a pimenta rosa não é pimenta, pois pertence à família Anacardiaceae. Sua beleza não está associada somente ao seu fruto rosado, sua folhagem verde escura e brilhante chama a atenção do observador, sua copa delicada e de altura média, abre as portas para seu uso em muitas situações no paisagismo, tanto isolada ou em grupo. Como se trata de uma árvore nativa, ela também é utilizada em reflorestamento de áreas degradas, pois é uma espécie pioneira. Da aroeira ainda se pode extrair óleos essenciais, em fitoterapia e sua madeira pode ser usada para várias funções. Esta árvore é tão versátil e com tantas qualidades que seria injusto achar que posso descrevê-la com todas as suas funções, é impossível.

Para usar seus frutos na culinária, escolha frutos sadios, a melhor maneira de armazená-lo é em um recipiente fechado. Hoje podemos encontrar esta especiaria em supermercados, feiras livres e lojas especializadas em condimentos.

Eu gosto muito de usar a pimenta rosa no azeite com ervas frescas picadas, colhidas na horta (alecrim, manjericão e cebolinha), sirvo com pães e torradinhas, fica maravilhoso. Ela também vai bem com carnes vermelhas e branca, tortas, sorvetes, caipirinhas e crepes, a dica é moer na hora.

Fica minha dica para conhecer e explorar esta árvore belíssima. Até a próxima.


Foto: Fabi Santiago





620 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page